Thursday 27 January 2011

Cavalos!

No Sabado passado, durante a tarde houve uma competicao de cavalos aqui mesmo no condominio da nossa casa! Estava imenso frio, por isso a Verinha ficou em casa, mas a Maria adorou ver os cavalos, tiramos uma foto com um ponei e ela foi logo directa fazer-lhe uma festinha na boca, infelizmente esse momento nao ficou gravado em fotografia!

Monday 24 January 2011

Entregas e marcacoes...

Eu sei que venho mal habituada do Japao onde tudo acontece ao minuto! Recordo-me bem de cada vez que era preciso estar em casa para esperar uma encomenda de correio, ou os tipos que iam testar os alarmes de incendio, a coisa era marcada com um espaco maximo de 2 horas e podiamos sempre escolher ao longo do dia todo! Ja para nao falar de que, quando se marcava o que quer que fosse, a pessoa chegava sempre exactamente 10 minutos antes da hora marcada. No inicio, eu ate ficava chateada e comecei a marcar 15 minutos depois, para ter a certeza de estar pronta! Enfim, mas voltando ao assunto... se no Japao as coisas funcionavam assim, aqui e o oposto! Para alem do prazo ser normalmente maior, tipo entre as 14h e as 18h, e' rarissimo ser cumprido! Quando nos vieram instalar a televisao era suposto virem depois das 20h da noite... mas as 17h estavam a ligar-me a dizer que estavam 'a porta de minha casa... com o pormenor de que a pessoa nao falava ingles... a conversa foi mais ou menos assim:
Chines: Now TV (o nome da empresa), we go now...
Eu: Now? I am not home now.
Chines: Yes, now TV, we go now
Eu: Now? Not now
Chines: Yes Now TV, we go now...
Eu: I am not at home now, after 8
Chines: 8....uhmmm.... ok ok ok
Eu: after 8 ok?
Chines: Now ok?
Eu: No! 8
Chines: ok ok ok
O certo, e que nos chegamos a casa as 19h e o tipo estava la a porta a nossa espera!

Saturday 22 January 2011

TOEFL

Hoje vim fazer o exame TOEFL (test of english as foreign language). Para tal escolhi o centro de testes de Lai King, uma terreola que eu não conhecia. Decidi vir de taxi, porque me informaram que não havia sítio para estacionar o carro, e vim bastante cedo, porque já tive demasiadas aventuras a tentar chegar a sítios e nao os conseguir encontrar! Ora assim sendo, cheguei com quase 1h de antecedência! Dei uma volta pela zona e depois fui para o sítio, e não e que me mandaram embora!! Apesar de eu ter dito que lá fora estava frio e ter pedido para esperar lá dentro, correram comigo! Assim, estou a escrever de um café! Aqui ficam umas fotos do sitio...




Tuesday 18 January 2011

Chineses e Indianos!

Este video e fantastico!

Monday 17 January 2011

Ja esta!


...E no primeiro dia da 3 semana de aulas... a Maria nao chorou! Deu um beijinho 'a mae e disse adeus adeus!

Sunday 16 January 2011

Cinema: O Turista

Este Sabado fomos ao cinema, coisa que ja nao faziamos desde... bem, na verdade desde que estivemos em Portugal em Novembro... mas antes disso, seguramente nao faziamos desde que a Maria nasceu! Foi uma decisao meio de ultima hora, metemos-nos no carro e fomos ao Elements, um centro comercial muito giro que fica a uns 20 minutos de carro da nossa casa. No Japao, a decisao de ir ao cinema era sempre muito ponderada, por um lado porque o preco dos bilhetes era muito alto (cerca de 15 euros) por outro porque as salas ficam longe e tinha que se marcar com antecedencia! Assim, adoramos o programa e o adoramos o filme, aqui fica o trailer e o meu conselho de que nao o percam!


Tuesday 11 January 2011

Lantau - Tian Tan Buddha

Este Sabado fomos passear ate' Lantau, uma das muitas ilhas de Hong Kong, onde fica nao so' o aeroporto internacional, mas tambem algumas atraccoes turisticas que fomos visitar.
O passeio comecou com uma viagem de teleferico. E so' a viagem ja' vale a pena! O percurso demora 25 minutos e a vista por cima de montanhas e' deslumbrante. Ainda por cima nos compramos o bilhete que da direito ao chao da cabine em vidro e assim alem de vermos em cima viamos tambem pelo chao, muito giro! O teleferico acaba em Ngong Ping Village, uma terreola muito pequena e turistica com restaurantes e lojas que nos leva ate a estatua Tian Tan Buddha, para la chegarmos ainda temos que subir 240 degraus... para alem da estatua ha um mosteiro lindo com um restaurante/cafetaria ao lado onde servem apenas comida vegetariana, para se visitar a estatua e' preciso comprar um bilhete de refeicao no mosteiro, e nos achamos que a comida ia ser pessima, mas estavamos enganados, o fried noodle estava optimo, os crepes era divinais (dos melhores que ja comemos!) e os doces tambem eram muitissimos bons! Com as forcas retemperadas fizemos o percurso de regresso pelo teleferico e ja ca em baixo fomos de carro visitar ver as praias... e parece-nos que vamos fazer muitas outras visitas no Verao!
Quando chegamos a casa demos mil beijinhos a Verinha que desta vez ficou em casa!


Friday 7 January 2011

Resumo da 1a semana de aulas...

Para ja' a Maria so' vai 3 dias por semana 'a escola, esta 5f foi a primeira vez que ficou sozinha... fiquei com o coracao partido quando a deixei, ela ia toda contente para a escola a pensar que eu ia ficar com ela outra vez a brincar, mas quando chegamos relembrei-lhe que me ia embora e que ela ia ficar com os novos amigos e com a professora, mas ela so' percebeu o que isso significava quando me despedi e vim embora... ficou a chorar alarvemente! Mas depois parece que ate socializou e vi fotos com ela a rir, o que e' sempre bom!! Hoje demanha, achei que ela nao ia querer ir, mas ela aceitou vestir o uniforme e colocar a mochila e no carro foi toda contente... eu ate' estava a achar estranho!!... quando chegamos ao parque de estacionamento da escola disse-lhe que a ia buscar daqui a um bocadinho e ela olhou para mim com um ar horrorizado e foi a chorar ate' 'a sala de aula... eu dei-lhe um grande abraco, mudei-lhe os sapatos, arrumei as coisas dela na prateleira dela e pedi-lhe que me desse um beijinho, ela fez tudo a choramingar e quando lhe disse mesmo adeus ficou a chorar... quando regressei estava bem disposta e a professora disse que desta vez ela demorou menos tempo a reagir e assim que percebeu que eu me fui embora ficou logo bem... Enfim, quanto tempo ira durar isto?

Wednesday 5 January 2011

Aquecimento...

Uma das consequencias de vivermos num sitio onde toda a gente acha que faz calor o ano todo e' a ausencia de aquecimento... em nossa casa, por exemplo so' o ar condicionado dos quartos das miudas e da sala de jantar e' que faz calor, de resto tanto na sala como no nosso quarto so' deita ar frio... e assim la' ando eu embrulhada em mantas! Ouvi dizer que se vende por ai umas com bracos como a que este senhor da imagem tem...qualquer dia compro uma... pelo menos e' mais facil de arrumar do que os aquecimentos... isto ate' os senhores daqui do condominio nos virem trocar os aparelhos por uns novos!

Tuesday 4 January 2011

Dias de Inverno...

Estou fã do Pacific Coffee, Starbucks, e afins... e especialmente do que fica mesmo ao pe' de nossa casa porque tem um cesto de brinquedos para os mais pequenos se divertirem. Assim, em dias como o de hoje, com muito frio e chuva, vou com a Maria e ela adora ficar a brincar enquanto eu leio um livro ou passo os olhos numa revista ou jornal sempre disponíveis. Alem disso adoro o chocolate quente, que obviamente tem demasiadas calorias, mas nestes dias sabe mesmo bem!
Em Hong Kong, supostamente faz bom tempo o ano todo, mas o ano passado descobrimos que isso não e' bem assim... Quando viemos, eu empacotei a nossa roupa de Inverno toda, juntamente com as mobílias e por isso só chegou a HK 2 meses depois, ora como na mala só vieram roupas de verão, tivemos que sobreviver 2 meses de inverno com a roupa de 3 dias em Tóquio, isto porque vivemos sempre na expectativa de que o tempo se iria alterar muito rápido... Erro crasso, e' verdade que o frio intervala com calor, ou seja pode estar um frio de rachar como hoje, 9 graus... e passados 2 dias estarem 20 graus, mas tambem e' verdade que este tempo dura pelo menos ate' ao fim de Fevereiro! Agora já aprendi a conviver com isto, e as miúdas passam de pijamas de inverno com body e meias por baixo a pijama de verão de um dia para o outro... E sem duvida que a previsão meteorológica e' fundamental no nosso dia a dia! E' tudo uma questão de hábito!

Monday 3 January 2011

Primeiro dia de escola!

Chegou o tao aguardado primeiro dia de escola da Maria... bem na realidade ela ja tinha tido um dia de "teste", mas hoje foi o primeiro dia que ficou mais tempo. E eu, como todas as maes, quase chorei quando a vi com o seu uniforme e a sua mochila as costas! Portou-se muito bem, eu estive la o tempo quase todo mas ela brincou com os outros meninos e conseguiu seguir mais o menos o ritmo frenetico da sala, em que cada actividade nao dura mais do que 15 minutos! Adorou pintar estrelas e brincar com os patinhos de borracha :-) e so' quando teve que se sentar a ouvir a historia e' que se borrifou completamente e quando se resolveu sentar foi quando a professora acabou!
De resto a escola e' muito gira, tem uma zona de brincar interior cheia de carros, bicicletas, baloicos que a Maria adorou, a professora e' muito simpatica e acho que rapidamente o ingles da Maria vai ser muito melhor! O primeiro dia correu bem... para a proxima vez vou deixa-la sozinha... vamos ver como corre!

Sunday 2 January 2011

A passagem de ano...

Para compensar com a passagem de 2010 em que a Maria esteve com uma gripe (a primeira da vida dela) e que fez com que ficassemos em casa (na altura um aparthotel... ou seja uma casa com 30 m2 que incluia sala, quarto, casa de banho e cozinha... ou seja uma casa muito aconchegante!) durante basicamente 1 semana inteira... este ano resolvemos aproveitar bem a noite de passagem de ano em Hong Kong! Assim, comecamos por nos deslocar ate ao centro da cidade, de autocarro, isto para que o facto de estarmos a conduzir nao impedisse ninguem de brindar a vontade, e fomos jantar com uns amigos alemaes a um restaurante espanhol, o Rico's, comemos bem e com musica ao vivo de dois filipinos! Depois fomos ate ao terraco do IFC (International Finance Center) e assistimos ao fogo de articifio... a nossa localizacao nao era a melhor, mas dado que chegamos 10 minutos antes da meia-noite, ate acho que correu muito bem... especialmente tendo em conta que para se ver bem o fogo ou se marca o lugar desde manha... ou, paga-se um jantar num dos restaurantes de luxo num hotel em Kowloon, ou entao reserva-se um barco em Victoria Harbour, mas isso tem que ser feito com muito tempo de antecedencia! Nos conseguimos ver uma boa parte e ficamos satisfeitos, afinal o nosso objetivo era aproveitar a noite toda e nao apenas os 4 minutos que dura o fogo, e foi isso mesmo que fizemos, regressamos a SoHo e andamos a percorrer os barzinhos! Muito giro!
E claro no dia 1 sofremos um bocadinho com as miudas a acordarem as 8h30 da manha... mas valeu a pena... e depois de um almoco bestial na varanda da nossa casa, peixe no forno com vista para a marina... fizemos todos uma bela sesta para recuperar e comecar 2011 da melhor maneira!

Ano novo... novo Blog!

Antes de mais BOM ANO!
Ja estamos ha mais de 1 ano em Hong Kong e chegou a altura de reabrirmos este espaco. 2010 foi um ano cheio de mudancas, para alem da vinda para Hong Kong com todas as novidades que acarretou, aumentamos a familia... a Vera nasceu em Julho e por isso agora somos 4 e estamos cheios de aventuras para contar... o que faltou ate agora foi tempo para as escrever, vamos ver se vou conseguir a partir de agora contar-vos pelo menos algumas das muitas peripecias que vao acontecendo no nosso dia a dia na China. Fico a aguardar os vossos bitaites aos meus rabiscos!