Tuesday 30 August 2011

Team building... parte 1

A semana passada tive uma semana de acções de team building.
Sábado dia 20 parti para o Marriott hotel ao pé do aeroporto, onde estive durante 3 dias envolvida numa mistura de aulas com trabalhos de grupo e aprendizagem atraves de experiencias. Foram 3 dias literalmente cheios, em que todos os minutos foram contados, para terem uma ideia, nunca consegui acabar uma refeicao sem ter um homem com um xilofone a mandar-me correr para a proxima actividade! Entre as varias coisas que fizemos, incluiu-se a formacao dos grupos com que vamos trabalhar nos proximos meses, o meu e composto por: 1 advogado israelita, 1 financeiro brasileiro, 1 canadiano especialista em comunicacao empresarial, 1 chines de Hong Kong especialista em IT e claro, eu! Ate agora tem corrido tudo muito bem e de entre os 4 projectos que tivemos a nossa equipa ganhou 2 :-).
Outra actividade que fizemos foi baseada num teste (PDP) feito pela internet ha varios meses, que delineou o perfil de cada pessoa, assim fiquei a saber que sou uma Peacot (pavao): simpatica, boa comunicadora, persuasiva, boa mistura, otimista, boa motivadora e entusiastica. Mas tambem, que quando me irrito, ou ultrapasso um determinado nivel de stress, respondo com o que eles denominam de "verbal attack", ou seja comeco a interromper as pessoas nao as deixando falar, fico super impaciente e posso ate comecar a chamar nomes!!!

Thursday 18 August 2011

Planet Solar

Atracou na universidade o barco Planet Solar, um catamarã movido exclusivamente pela luz solar. Eu juntei-me a alguns colegas e fomos vê-lo e o barco é lindo, que bom que seria se realmente conseguissemos acabar com a dependência do petróleo e passássemos a viver exclusivamente de energia limpa e renovável! Aqui ficam as fotos...


Wednesday 17 August 2011

BBQ na praia

Como vos disse, o campus tem belíssimas condições, que incluem uma zona de barbeque ao pe da praia. Trata-se de um conjunto de fornos em tijolo e mesas de apoio, que podem ser reservados por qualquer pessoa da faculdade, o uso é gratuito e cada pessoa tem que levar o carvão, comida e bebidas. No passado Domingo, alguns colegas organizaram um barbeque e foi muito giro! O encontro foi as18h e assim apanhamos o por do sol, neste lado de Hong Kong o sol não se põe na água, mas as cores do final de tarde valem sempre a pena. Demoramos algum tempo até conseguir que o carvão estivesse no ponto certo, claramente faltou a presença do Luis e os seu jeito para a grelha, mas por fim lá se conseguiu por a coisa a funcionar e correu bastante bem, e mais do que a comida em si, foi uma excelente oportunidade para ficar a conhecer mais os meus colegas de curso.

Monday 15 August 2011

Hong Kong UST

Durante estas primeiras semanas do curso tenho tentado aproveitar para conhecer nao so as pessoas, mas tambem a propria universidade.
O Campus e enorme e inclui, varios restaurantes e cafes, bancos, supermercado, fitness centre, piscina olimpica, campo de futebol profissional rodeado de pistas para corrida, varios jardins, zona de barbeque ao pe da praia e ate uma creche. A maioria dos meus colegas fica instalado no proprio campus em quartos alugados, eu sou uma das poucas que vivo fora da Universidade, nao sei se terei muito tempo para aproveitar as instalacoes, mas vou mesmo tentar!

Vida nova!

Aos poucos estamos a comecar e a adaptarmo-nos a uma nova vida. Por enquanto as minhas aulas so me ocupam as manhas, salvo algumas excepcoes, e por isso as miudas deixaram de me ver demanha mas ainda estao comigo a tarde assim que acordam da sesta, brevemente ou seja em Setembro, essa benesse vai acabar e vao mesmo deixar de me ver o dia todo, elas sentem e eu tambem. A Maria la vai perguntando porque e que eu nao estou em casa, nos primeiros dias andava mais sentida, agora ja se comeca a habituar e e bom que assim aconteca, porque de facto este ano vai ser dificil, com trabalhos de grupo, estudo e actividades extra, vou ter que me multiplicar para conseguir estar um bocadinho com elas!

Thursday 4 August 2011

De volta a Hong Kong

Depois de 2 meses em Portugal em que todos dias tínhamos um programa diferente, não é de admirar que a Maria estranhe um bocadinho e diga: Mae, hoje vamos ver a Tia Joao? Bem lhe expliquei que agora vamos ficar uns tempos sem ver os primos, os avos e tantos amigos, mas mesmo assim, na cabeça dela, é já amanhã que voltamos para Portugal. Sem falar de quando passa um avião no ar...nessa altura diz-me: Mae, olha avião, vamos para Portugal? Farto- me de rir, mas também fico saudosa! Já a Verinha tem estado mais preocupada em aperfeiçoar a sua técnica de andar sozinha, já praticamente deixou de gatinhar, só mesmo quando quer alguma coisa muito rápido, ou então quando foge de mim com o comando da televisão na mão...ou na boca! Nessas alturas desatar a gatinhar e a gargalhar ao mesmo tempo com cara de marota.
Desta vez o jetlag correu bem, foram 3 noites mal dormidas e agora já estão as 2 completamente adaptadas... O que custa é o calor que se faz sentir e que não nos deixa sair de casa sem suarmos a valer!
O meu MBA já começou com um curso de duas semanas de Mandarim. Não, as aulas vão ser dadas em inglês, mas de qualquer forma eu estou a gostar imenso de aprender, desta vez não quero fazer como no Japão que só fiquei a falar mais ou menos, gostava mesmo de um dia sair da China a com seguir comunicar a serio com os chineses... Vamos ver se consigo! Já percebi que a gramática não é difícil, mas a entoação é que torna a coisa complicada porque a mesma palavra pode ter vários significados dependendo da entoação.
Os meus colegas são simpáticos, o grupo tem pessoas de todo o lado do mundo: italia, UK, Canada, US, Chile, Espanha, Franca, Rússia, Indonésia, Japão, Coreia, Suíça, Índia, Noruega,.... Estes são os que me lembro... Mistura engraçada, não?