Saturday 5 November 2011

As primeiras palavras!

As crianças crescem muito depressa, isto já todos sabemos! E agora é a vez da Verinha nos abrilhantar com as suas primeiras palavras. Recordo que a Maria, depois de um grande esforço da minha parte a dizer-lhe MAE todos os dias, a sua primeira palavra foi Bye Bye, que disse 1 mes após termos chegado aqui a Hong Kong, quando ainda viviamos em Happy Valley no serviced apartment, disse-o com um ar muito pomposo aos senhores que todos os dias nos abriam e fechavam a porta do prédio... Da Vera estava à espera de algo semelhante, até porque ela passa muito menos tempo comigo do que a Maria passava, mas para minha surpresa a palavra foi NÃO, dito na perfeição e em português, depois seguiu-se Ruca, Mae, Pai e bola e ontem brindou-me com um olá muito bem dito qua do cheguei a casa!

Wednesday 2 November 2011

Supermercado....

Se há coisa que tenho saudades de Portugal é dos supermercados... A variedade dos produtos, a qualidade e as marcas!
Por exemplo, a carne. Aqui só se vende galinha, vaca, porco e borrego. Peru, coelho, vitela, cabrito, nada disso se encontra. E mesmo dentro da carne a escolha do corte também é muito limitada, por exemplo vaca há bifes e carne picada, para encontrar um pedaço grande de carne para assar temos que encomendar online ou ir a um dos supermercados de elite que posso comparar com o supermercado de El Corte Ingles. O mesmo acontece com o porco e com o borrego, a única carne em que se encontra variedade é a galinha! Por aqui a galinha come-se toda, ou seja patas de galinha é coisa que se vê com facilidade e quando se compra um frango inteiro vem com patas, cabeça e pescoço!
Outra coisa que tenho saudades é dos yogurtes... Aqui há mais variedade do que havia no Japão e o tamanho é semelhante ao de Portugal, mas a textura é má, nao consigo explicar, mas ainda nao consegui encontrar nenhuma marca que me saiba bem, assim, só como yogurtes misturados com fruta ou cereais!
Mas não é só nos frescos que se verificam diferenças, por exemplo nos produtos de casa de banho, comprar uma coisa tão simples como o gel para lavar as mãos é sempre uma dor de cabeça... A maioria dos que estão há venda não são cremosos e quando encontro um que é cremoso então não cheira bem! Há pouco tempo encontrei uma marca que vendia um óptimo, quando voltei lá para comprar outra vez disseram-me que já não o vendiam!
Enfim, estes são alguns dos pequenos desafios dos emigrantes!