Thursday, 15 May 2014

Ar condicionado!


Estou doente outra vez! Mais uma constipação, nada de muito extraordinário para quem vive em Hong Kong, motivo o ar condicionado está sempre nos 18C e lá foram estão 30C... Assim, por mais que eu ande sempre com uma casaco de malha na mala para vestir dentro dos sítios, volta não volta lá fico constipada...e o pior é que é muito difícil curar, porque não posso desligar, por exemplo, dentro do meu gabinete no escritório desligo sempre o ar condicionado, mas depois cada vez que vou falar com um colega ou vou a casa de banho, lá tenho que por o casaco...
É muito frustrante porque só os estrangeiros é que se queixam, os "locais" acham normalissimo andar de casaco dentro de um sítio quando está um calor de morte lá fora! Não têm qualquer sensibilidade para as questões do ambiente e de poupar energia. Vejam lá o ridículo da situação, na empresa em que estagiei durante o MBA, a senhora que estava sentada ao meu lado tinha um aquecimento!! 
Alguém me disse um dia, que nos centros comerciais e lojas, o motivo era uma questão de status, tipo "somos ricos porque temos ar condicionado!", mas eu não acredito...então e os taxistas? E nos autocarros? E no metro? Também têm que provar que são ricos? 
Acho que não, é só uma questão de gosto e sensibilidade para as diferenças de temperatura! Talvez um dia me habitue...até lá é ter sempre em casa um stock the antiestaminicos e xarope para a tosse!


Monday, 31 March 2014

Hong Kong Rugby Sevens e a tempestade!



Ontem apanhamos um grande susto! Depois de um dia absolutamente fantástico a ver o campeonato de Rugby de Sevens, onde nos divertimos muitíssimo a ver os jogos que, por serem mais rápidos e curtos do que um jogo de futebol são muito mais animados, para quem não conhecem cada jogo dura 14 minutos (7 minutos cada parte) com 2 min de intervalo pelo meio. Como se disputam vários prémios ao mesmo tempo as equipas jogam várias vezes, nós vimos Portugal 3 vezes, duas derrotas e 1 vitória! Há muita gente de todo o mundo, em vez de um estádio divido em 2, e toda a gente se mistura e ajuda a puxar pelas diferentes equipas! O ambiente é muito particular, para além de um monte gente a ver desporto, e essencialmente um dia de convívio e uma particularidade é que há muitas pessoas vestidas a rigor, como se fossem para o carnaval! Os mascarados juntam-se principalmente na bancada sul, onde nós passamos a manhã e uma boa parte da tarde, aliás só saímos de lá porque um grupo de freiras, com certeza com muitos copos a mais, decidiu começar a regar os restantes com copos de cervejas, e nós nessa altura achamos que já tínhamos visto o suficiente e resolvemos mudar para um sítio mais abrigado! E que boa decisão foi! Mas antes de passarmos a isso, só para terem uma ideia, a trás de nós estava um casal vestido de cone da estrada, um grupo de franceses vestidos de sapos, um grupo de gueixas, duas meninas de esponjas de banho, no mesmo registo uns homens acabados de sair do banho, enrolados em toalhas de banho e com a cara suja de creme de barbear, havia ainda uns super homens, super países de gales, uma princesa frozen, enfim, um não acabar de mascarados!! Não, eu e o Luis não fomos mascarados...mas para o ano vamos!!
Entretanto tivemos a visita de um grande amigo do tempo em que vivíamos em Tóquio e ficamos todos contentes! Foi muito divertido. 
No fim do ultimo jogo chovia alarvemente, e nós resolvemos ficar para jantar, fomos para central, mas o tempo em vez de melhorar piorou e começaram os avisos do governo de alerta preto, ou seja proibido sair a rua, avisos de zonas alagadas, etc...quando acabamos de jantar, alguns avisos já tinham diminuído, metemos-nos no metro e fomos até a uma estação mais perto de casa para fazermos o último percurso de taxi...mas quando chegamos não havia táxis...estrada alagada a zona da nossa casa não está acessível por carro! Drama! Ao fim de bastante tempo lá conseguimos arranjar um que nos levasse mais perto e estávamos a preparar-nos para fazer uns bons km a andar a pé...por fim lá conseguimos ir de carro até casa, demoramos de central a casa quase 4 horas! Surreal!! Como terminar um dia tão bom da pior maneira.  No meio disto, os meus pais estavam em nossa casa com as miúdas e imagino que bem preocupados, porque o espectáculo de uma trovoada em Hong Kong, numa casa cheia de janelas grandes, é bonito mas assustador!











Thursday, 27 February 2014

Plantar flores!

No Sábado passado fomos os quatro até  ao Tai Po Waterfront Park, participar num evento organizado pela Li&Fung (a minha empresa), para ajudar a plantar flores no parque. A iniciativa pareceu-nos uma óptima forma de mostrar às miúdas um pouco da vida campestre, cuidar do meio ambiente e "meter as mãos" na terra! Depois da sessão de plantar, fomos passear para o parque que é girissimo, com uma vista fantástica para o mar. Almoçamos um belo picnic e divertimo-nos muito!
Aqui fica uma foto das miúdas!

Monday, 17 February 2014

Inverno em Hong Kong

O tempo em Hong Kong é normalmente mais quente do que em Portugal, com a Primavera e o Outono a durarem praticamente 1 mês, e só se distingue do Verão devido a uma redução da humidade, porque de resto a temperatura é sempre alta! Mas o Inverno é verdadeiramente esquisito! Tanto faz imenso frio como imenso calor! Por exemplo, quando regressamos do Taiwan estavam 25 graus, imenso calor e os nossos amigos ate foram a praia nos dias de feriados... mas na semana passada esteve um frio de rachar, 7 graus!!! Ontem vesti-me com camisola de la, casaco e cachecol, porque estiveram 10 graus... hoje tive calor 21 graus e por isso amanha vou em mangas de camisa com um casaco leve por cima... mas ja estive a ver e na 5f vai ficar outra vez mais frio, ou seja volto a tirar o gorro... que stress! Nao posso sair de casa sem ver o boletim meteorologico!!

Thursday, 6 February 2014

Ano Novo Chinês na ilha Formosa - Taiwan

Foi uma decisão de última hora, o que nesta altura do ano é muito difícil visto que os voos e os hotéis estão completamente cheios porque o Ano Novo Chinês é uma data muito importante não só na China como também em vários países asiáticos, mas nós conseguimos e fizemos umas malas bem pequeninas e partimos para passar 3 dias em Taipe a capital do Taiwan. E valeu mesmo a pena, trata-se de uma cidade muito gira, moderna mas ao mesmo tempo com características pitorescas e com uma fortíssima influência japonesa, o que para mim foi uma surpresa total porque sempre ouvi falar de que Taiwan é o reflexo da China antiga, antes da revolução cultural e estava há espera de um ambiente mais próximo do que há em Hong Kong, Pequim ou Xangai, mas a cidade é muito mais simples, limpa e organizada. Para além disso, as pessoas são muito simpáticas, muito prestáveis e falam bem inglês, o sistema de transportes funciona lindamente e há restaurantes girissimos. Não tivemos tempo de visitar fora de Taipe, o único sítio onde fomos foi a Beitou, uma zona de onsens (águas termais) fantástico e que ainda nos lembrou mais o Japão!
Como fomos com as miúdas acabamos por nos fazer algumas das visitas obrigatórias (palácio e o museu) porque achamos que elas não iam aguentar, em contrapartida fomos ao Jardim Zoológico (muito giro), fomos a vários templos (arquitectura muito muito bonita) e passeamos por vários parques da cidade! No final, ficamos com imensa pena de regressar, e achamos que vamos voltar para explorar o resto da ilha!
Aqui ficam algumas fotos!













Thursday, 30 January 2014

Fim do ano da Serpente agora o Cavalo

Sou de '77 e por isso o meu signo no horóscopo chinês é a serpente, assim este ano que passou foi o "meu" ano! Diz-se que no "nosso" ano ou é um ano muito bom ou um ano horrível e acho que foi muito bom :-)
Até hoje, nunca tinha sentido bem isto do ano novo chinês, mas este ano, porque estou a trabalhar numa empresa maioritariamente local, estou a viver altura mais sério, tive também vontade de limpar e arrumar tudo outra vez, deixar os assuntos todos tratados e começar o novo ano fresquinha! Uma vez que trabalho muito com a China (mainland) e que as fábricas estão todas fechadas por quase 1 mês, tudo ajuda muito a entrar neste espírito, existe menos trabalho e por isso mais tempo para organização e planeamento, os coleguinhas estão todos contentes e sente-se no ar a palavra férias. No meu escritório deram-nos a tarde de 5f a somar aos feriados de 6f e 2f, o que foi muito simpático, especialmente porque vamos hoje a noite para Taiwan!
Feliz Ano do Cavalo a todos!!

Monday, 27 January 2014

Que chatice!

O meu escritório fica localizado em Lai Chi Kok, na zona de Kowloon, a norte da ilha de Hong Kong. Sendo fora do centro há certos serviços que são difíceis de arranjar, por exemplo cabeleireiro, mas aqui há um tempo atrás consegui com a ajuda de uma amiga encontrar um sítio ao pé do escritório, que usa produtos como deve ser, fazem uma massagem excelente na cabeça e a um preço bastante acessível. Fiquei toda contente, especialmente porque não me apetece nada perder uma manhã ou tarde de Sábado a cortar o cabelo! Ora então, na semana passada, liguei, fiz a minha marcação e as 6h30 da tarde lá apareci eu, prontinha para a massagem e corte de cabelo. Sentei-me, expliquei como e que queria o corte (eles não falam bem inglês, por esta parte é feita com muitos gestos!), a Kimmy diz que tudo bem e vai buscar a máquina de calcular, no visor mostra 450 e diz-me "hoje o preço é mais caro, são 450 HKD", fiquei espantadíssima 45 euros para um corte de cabelo que antes me tinha custado 18 euros????  Perguntei, mas porque? Resposta "antes do Ano Novo Chinês é mais caro"... Levantei-me e fui-me embora! Mas fiquei mesmo chateada, não só fiquei com o cabelo por cortar, mas a falta de alternativas nesta zona, obriga-me a voltar lá daqui por 15 dias!

Tuesday, 21 January 2014

Carta de condução internacional...

Ainda me recordo do dia em que precisei de tirar a carta de condução internacional em Portugal há uns 10 anos atrás! Tive que ir ao ACP (era a única entidade autorizada), demoraram 1 mês a dar-me a carta e disseram-me que só a poderia usar no Peru (sítio onde eu ia viajar), lembro também de ter sido caro, mas já não me recordo quanto foi! Ora bem, ontem marcamos a nossa viagem para Taiwan, onde vamos no Ano Novo Chinês, ou seja daqui por pouco mais de uma semana, e resolvemos que seria simpático dar uma volta de carro, depois de consultarmos ficamos a saber que as nossas cartas de Portugal, Hong Kong ou Japão não são válidas, só mesmo com a carta internacional...achei que ia ser impossível ter o documento a tempo, mas é com alegria que informo que em apenas 30 minutos me deram a carta! Válida para qualquer pais e pela módica quantia de €8. Isto mesmo com a morada de casa nos registos incorrecta! Fizeram a alteração e deram-ma logo. Serviço de primeira!

Entrevista para a Escola Primaria

No ano passado não tive oportunidade de vos contar o processo de entrada da Maria na escola "dos crescidos" mas, não vou deixar passar outra vez, agora com a Vera. Aqui em Hong Kong, a idade para começar a primária depende da escola, umas é aos 5 outras aos 6, e também depende do mês de nascimento, ora a Maria fez 5 anos em Novembro e por isso o número de escolas a que se pode candidatar no ano passado era relativamente reduzido. De qualquer forma era o ano certo e por isso inscrevemo-la em 2 escolas. Uma recebemos a resposta de que infelizmente não a iam chamar para a entrevista, assim, sem mais aí nem ui! A outra (que por a caso era a nossa favorita) disseram-nos que para P1 só tinham 5 vagas que iam ser preenchidas por irmãos e por isso se quiséssemos ela podia inscrever-se para o reception year. Nós não ficamos muito contentes mas lá fomos e pensamos que sendo ela um pouco mais crescida iria com certeza limpar a entrevista! Só então ficamos a saber que eram 80 crianças a candidatarem-se para 20 vagas... A miúda coitadinha estava muito constipada no dia da entrevista, e assim estava mais tímida do que o costume... Ficou em fila de espera com 8 crianças a frente dela! Em Agosto, a 3 semanas das aulas começarem, ligaram-me a dizer que tinham vaga e nós ficamos aliviados e muito contentes!
Agora que a Maria já lá está, a tarefa da Vera é mais fácil, mas a verdade é que ela é muito pequenina (a criança mais nova da turma da Maria é de Julho, que é o mês da Vera!) e ainda assim estou ansiosa pelo resultado para a semana! 
E perguntam vocês, em que é que consiste a entrevista a uma criança que tem 3 anos?!? Pois então é assim, levam um grupo de crianças para uma sala, com vários professores e assistentes e fazem jogos, lêem histórias e fazem perguntas, o objectivo é perceber se a criança compreende e sabe expressar-se bem em inglês e se é participativa. A Vera até agora diz sempre que não quer ir para a escola da Maria, gosta mais do seu Jing Jing, e tem feito sempre fita quando se fala de ir a escola só visitar! Assim eu achei que ela não ia querer ir sozinha com os desconhecidos...mas felizmente (com uma promessa de uma guloseima se ela fosse logo assim que a chamassem), portou-se lindamente e saltou da cadeira com um sorriso enorme! O resto não sei...vamos saber na próxima semana. 


Tuesday, 7 January 2014

Ocean Park

Acabámos o ano em beleza com uma visita ao Ocean Park! O Ocean Park é um parque temático, concorrente da Disneyland, na verdade existe há muito tempo, muito antes da Disney ter vindo para Hong Kong, as pessoas da minha idade que vivem cá desde miúdos dizem que têm muito boas recordações. Bem, de qualquer forma, estou a escrever porque na semana passada resolvemos levar as miúdas e o programa foi um sucesso! O parque é uma mistura de Jardim Zoológico com montanhas russas e atracções diversas! Andamos nos carroceis, fizemos uma mini montanha russa (que não foi muito apreciada pelas miúdas...deu direito a muitos gritos e "Mãe!!! Vai muito depressa!!! Não quero mais!!!), assistimos ao espectáculo dos golfinhos e leões marinhos, fomos ver o aquário com tubarões, raias e mantas, visitamos os pandas, andamos nos carroceis e comboios de miúdos, e no final vimos um espectáculo especial de Natal com acrobatas no ar que foi fantástico!! Isto tudo acompanhado de batatas fritas, cachorros quentes e pipocas! Só coisas boas!
Aqui ficam umas fotos!