Thursday 4 August 2011

De volta a Hong Kong

Depois de 2 meses em Portugal em que todos dias tínhamos um programa diferente, não é de admirar que a Maria estranhe um bocadinho e diga: Mae, hoje vamos ver a Tia Joao? Bem lhe expliquei que agora vamos ficar uns tempos sem ver os primos, os avos e tantos amigos, mas mesmo assim, na cabeça dela, é já amanhã que voltamos para Portugal. Sem falar de quando passa um avião no ar...nessa altura diz-me: Mae, olha avião, vamos para Portugal? Farto- me de rir, mas também fico saudosa! Já a Verinha tem estado mais preocupada em aperfeiçoar a sua técnica de andar sozinha, já praticamente deixou de gatinhar, só mesmo quando quer alguma coisa muito rápido, ou então quando foge de mim com o comando da televisão na mão...ou na boca! Nessas alturas desatar a gatinhar e a gargalhar ao mesmo tempo com cara de marota.
Desta vez o jetlag correu bem, foram 3 noites mal dormidas e agora já estão as 2 completamente adaptadas... O que custa é o calor que se faz sentir e que não nos deixa sair de casa sem suarmos a valer!
O meu MBA já começou com um curso de duas semanas de Mandarim. Não, as aulas vão ser dadas em inglês, mas de qualquer forma eu estou a gostar imenso de aprender, desta vez não quero fazer como no Japão que só fiquei a falar mais ou menos, gostava mesmo de um dia sair da China a com seguir comunicar a serio com os chineses... Vamos ver se consigo! Já percebi que a gramática não é difícil, mas a entoação é que torna a coisa complicada porque a mesma palavra pode ter vários significados dependendo da entoação.
Os meus colegas são simpáticos, o grupo tem pessoas de todo o lado do mundo: italia, UK, Canada, US, Chile, Espanha, Franca, Rússia, Indonésia, Japão, Coreia, Suíça, Índia, Noruega,.... Estes são os que me lembro... Mistura engraçada, não?

3 comments:

  1. Nobody from Germany?? Shame! :)

    ReplyDelete
  2. Claro que vais conseguir fazer o curso!
    Boa sorte para todos ai desse lado.
    Cumprimentos a todos. BB.

    ReplyDelete
  3. Uli, don't worry, we do have at least 1 guy from Germany! :-)

    ReplyDelete