Tuesday 31 January 2012

Bem-vindo ano do Dragao!

Comecou na semana passada o Ano do Dragao! Segundo o que tenho lido, as pessoas nascidas nos anos dragao, sao energeticas, respeitadas, confiantes e tem uma forte presenca, o Dragao e o signo do zodiaco mais "sortudo". Por isso, este ano e um ano excelente para ter bebes :-). Os Chineses levam isto tao a serio, que ha quem planeie a sua vida para ter filhos neste ano. A semana passada, jantei com umas amigas de Hong Kong que me diziam que tinham amigas que estao a 3 meses a tentar engravidar, para terem a certeza que os bebes vao nascer em 2012, mas por alguma razao nao estao a conseguir, e assim, em vez de passarem por todo o processo de estimulacao do corpo para conseguirem engravidar, estão ja a tentar inseminação artificial, porque nao concebem a ideia de nao terem um bebe dragao!
Uma vez que os signos Chineses tem a duracao de 1 ano, esta mentalidade tem imenso impacto na sociedade, por exemplo nas maternidades, os anos dragao requerem um numero de hospitais/maternidades muito superior aos restantes anos, tambem nas escolas, quando as criancas dragao entram para a escola e preciso mais professores para ensinar esse ano, mas no ano seguinte a escola precisa de mais professores para o ano seguinte... enfim!
Verdade ou nao, acreditando ou nao, eu adoro signos :-)

Monday 30 January 2012

Negócios na China!

Uma das vantagens de estar a tirar o curso em Hong Kong é a proximidade com a China, o facto de termos alguns colegas chineses connosco a darem a sua visão do mundo e dos negócios e, claro, termos cadeiras que são direccionadas a aprender esta cultura tão diferente. Ora então, o que tenho eu aprendido?
- Mingzi ou Face: Os chineses tem uma especial atencao em preservar a sua "cara" e a "cara" dos outros. Isto nao tem nada a ver com estetica! Ora vamos ver se consigo explicar... A ideia e proteger a autoestima e valorizacao da pessoa, ou seja, se por exemplo uma pessoa se esqueceu de fazer alguma coisa, nunca se pode usar um tom acusatorio porque isso diminui a pessoa e muito menos faze-lo em publico, por outro lado quando algum faz alguma coisa bem, elogiar da a essa pessoa "cara". Em questoes de negociacao com os chineses este aspecto e extremamente importante, porque nao queremos nunca que a outra pessoa perca a cara.
- Guanxi ou relationamento/favores pessoais: Os chineses valorizam muito a relacao que criam com os outros. Mas o termo guanxi refere-se a muito mais do que uma ligacao no linkedin ou o chamado "networking", estabelecer uma forma de guanxi trata-se de desenvolver uma relacao pessoal com outro que um dia mais tarde se possa traduzir num especial favor, e esse dia pode ser 1 semana depois, 1 ano depois, 10 anos depois ou mesmo ultrapassar geracoes, quando se ajuda alguem especialmente num momento dificil a pessoa fica com uma especie de dever de retribuir essa ajuda e esse dever dura para sempre.
Um dos problemas dos estrangeiros na China é precisamente a dificuldade em criar ou ultrapassar estes laços de guanxi. Por um lado porque os chineses pensam que os estrangeiros se vao embora e assim nao poderão retribuir os favores. A outra é a forma directa como os estrangeiros trabalham, sobre isso falarei mais tarde!


Wednesday 4 January 2012

Bom Ano 2012

Ja estamos quase a meio de mes e ainda nao desejei aqui um BOM ANO... que falha! O nosso ano comecou muito bem, jantar em casa da K. amiga italiana do MBA e depois noitada 'a antiga no bar/disco Dharma Den. O sitio tem um terraco engracado e apesar do frio acabamos por passar bastante tempo la fora onde serviram alguns petiscos, por dentro estava decorado a rigor com muitos baloes de todas as cores que nos fizemos questao de trazer para a Maria e a Vera. Alias no dia seguinte a Maria exclamou: Mae, a festa deve ter sido bem gira, ate havia baloes como nas minhas festas! Tambem adoraram as coroas e os apitos lingua da sogra que o JC (nosso amigo Belga) nos comprou para que fosse devidamente apresentaveis 'a festa, em resumo: um sucesso!
Comecei tambem o ano a fazer uma lista com todas as coisas que quero fazer este ano...ainda nao a terminei, mas espero acabar ate ao fim do mes!