Thursday 19 May 2011

Trafego!

Nunca vi tantos pesados a circularem na estrada como aqui em Hong Kong. A nossa casa fica fora do centro, nos New Territories, o caminho faz-se em cerca de 20 minutos por uma auto-estrada que faz a ligacao ate uma das principais fronteiras com a China, Lok Ma Chau, talvez seja esse precisamente o motivo de tantos camioes na estrada, mas o facto e' que fico sempre impresssionada.
Lembro-me bem do dia em que compramos o carro, o Luis ficou em Hong Kong e eu vim com a Maria pela primeira vez para casa de carro, uma parte da auto-estrada esta em obras o que torna as filas de rodagem mais estreitas e como se guia ao contrario e eu ainda nao estava habituada (sim, no Japao tambem se guia a inglesa, mas so alugamos carro uma duzia de vezes, e por isso nao chegou para tirar o habito portugues!), o resultado foi uma viagem sempre apreensiva, achei que ia bater imensas vezes e quando cheguei a casa respirei fundo de alivio por termos chegado inteiras!
Para somar ao trafego intenso e aos camioes que cortam a visibilidade, os sinais na estrada tambem sao dificeis, quando aparece uma indicacao para virar e' sempre em cima do acontecimento, quase nao da tempo para pensar, muito menos mudar de filas e para ajudar, e' dificilimo fazer inversao de marcha porque e' proibido em quase todo o lado e porque praticamente nao existem rotundas... como resultado tornei-me fa incondicional de rotundas e da liberdade que elas proporcionam, nunca mais me volto a queixar do numero de rotundas em Portugal!!

No comments:

Post a Comment