Thursday 10 May 2012

Hult Global Case Challenge - Finais em Nova Yorque

Quem me segue no Facebook ja sabe que estive em Nova Yorque para as finais da competicao de que falei neste post, tambem sabe que a minha equipa nao ganhou o trofeu final, mas apenas uma belissima fotografia com o Presidente Bill Clinton, mas esta nao e a historia completa! Ora entao o que realmente aconteceu?
Sai de Hong Kong no Sabado dia 21 de Abril e durante 3 dias gozei a cidade (e o jet lag) apesar de ter chovido intensamente no Domingo, adorei esses dias. Fartei-me de andar a pe, de tal forma que as minhas pernas iam entrando em greve e se queixaram 'a seria!, visitei o Guggenheim (a coleccao foi uma desilusao, mas o edificio e' fantastico), a coleccao Frick (fantastica!), o museu de Historia Natural (muito giro), subi ao Empire State Building ao final do dia e adorei ver as luzes da cidade a acenderem-se,  fui ao memorial do WTC e admirei bem a beleza das piscinas memoriais, fiz a 5a avenida e a 6a, 7a,... tive pena de nao ter tempo para ir ao Central Park e de nao ter conseguido ir ver nenhum espectaculo na Broadway! Comi muitissimo bem, restaurantes girissimos, mas tambem provei a comida de rua os famosos cachorros e hamburguers e gostei imenso. Cheguei todos os dias ao final do dia ao hotel de rastos, mas contente. Por falar em hotel, fiquei nestes primeiros dias no Hotel Indigo, optima relacao preco/qualidade, quartos muito giros e servico impecavel, para alem de uma boa localizacao!
No dia 24 de Abril, mudei para o Sheraton, hotel escolhido pela organizacao da competicao para nos receber. No dia seguinte, eu, o N. e o B. (meus colegas de equipa) fomos ate Brooklyn onde a Habitat for Humanity (organizacao nao governamental para a qual fizemos o nosso projecto) esta a reabilitar habitacoes para familias carenciadas e nos fomos ajudar nos trabalhos finais de um predio de 3 andares, basicamente construimos o jardim nas traseiras do predio. Foi um trabalho super cansativo porque tivemos que carregar os sacos com as pedras decorativas, mas no final, ficamos muito contentes por um lado porque sentimos que estivemos a ajudar por outro porque conseguimos acabar o pequeno projecto, e e sempre bom ver o resultado final! Nesse dia fomos jantar com a organizacao ao Beacon restaurant, foi bom e no final ainda fomos ensaiar para o dia seguinte. O dia da apresentacao foi esquisito, fizemos "tudo" bem, ou seja, a apresentacao estava muito bom, a idea foi explicada da melhor forma e por isso ficamos mesmo orgulhosos de nos mesmos. E preciso dizer que durante a semana anterior a Nova Yorque trabalhamos neste projecto todos os dias (incluindo Sabados e Domingos e mesmo com os meus pais de visita a Hong Kong - depois conto melhor a estadia deles) das 7h da manha ate as 9h da noite ja para nao falar do trabalho que tivemos durante os 2 meses anteriores que foi sempre a volta disto, ou seja suamos muito, mas valeu a pena ver o resultado! No final da nossa apresentacao seguimos para a New York Public Library onde tivemos varias entrevistas com orgaos da comunicacao social e depois sentamo-nos para ouvir os resultados preliminares (2 equipas foram escolhidas).
Entre a audiencia estava Muhammad Yunus que recebeu o premio nobel da paz em 2006 pelo a criacao do Banco Grammeen que oferece solucoes de microfinanciamento a pessoas carenciadas, como nao podia deixar de ser o seu discurso foi impressionante.
Quando anunciaram os resultados, as equipas que passaram fizeram as apresentacoes e ai ficamos desiludidos, porque achamos que a nossa ideia era muito melhor que as que passaram, mas e assim mesmo e mesmo tristinhos la fomos tirar a fotografia com o Presidente Bill Clinton que foi muito simpatico e perguntou-nos sobre o nosso projecto. No final da noite, quando chegamos ao hotel encontrei o presidente da Habitat e resolvi pedir-lhe feedback sobre a nossa apresentacao e ele disse que gostaram da nossa ideia (isso nos ja sabiamos, senao nao tinhamos chegado tao longe!) mas que acharam que nao sera implementavel em 1 ano e por isso eles escolheram projectos que tivessem mais impacto no curto prazo... fiquei triste porque o objectivo era uma solucao a 10 anos, nao a 1, mas pelo menos ficamos a saber porque, e ele tambem nos disse que com certeza vao usar algumas das nossas ideias! E assim, fui dormir com a sensacao de missao cumprida :-)
No dia seguinte regressei a Hong Kong, quando estava no aeroporto a espera comeco a ver um grande burburinho a volta da minha porta de embarque e tao nao foi o meu espanto quando vejo que a nave espacial Enterprise que estava a fazer a sua ultima viagem passou mesmo a nossa frente e quando estavamos no aviao a caminho da pista passamos mesmo ao seu lado. Foi emocionante :-)