Tuesday 21 January 2014

Entrevista para a Escola Primaria

No ano passado não tive oportunidade de vos contar o processo de entrada da Maria na escola "dos crescidos" mas, não vou deixar passar outra vez, agora com a Vera. Aqui em Hong Kong, a idade para começar a primária depende da escola, umas é aos 5 outras aos 6, e também depende do mês de nascimento, ora a Maria fez 5 anos em Novembro e por isso o número de escolas a que se pode candidatar no ano passado era relativamente reduzido. De qualquer forma era o ano certo e por isso inscrevemo-la em 2 escolas. Uma recebemos a resposta de que infelizmente não a iam chamar para a entrevista, assim, sem mais aí nem ui! A outra (que por a caso era a nossa favorita) disseram-nos que para P1 só tinham 5 vagas que iam ser preenchidas por irmãos e por isso se quiséssemos ela podia inscrever-se para o reception year. Nós não ficamos muito contentes mas lá fomos e pensamos que sendo ela um pouco mais crescida iria com certeza limpar a entrevista! Só então ficamos a saber que eram 80 crianças a candidatarem-se para 20 vagas... A miúda coitadinha estava muito constipada no dia da entrevista, e assim estava mais tímida do que o costume... Ficou em fila de espera com 8 crianças a frente dela! Em Agosto, a 3 semanas das aulas começarem, ligaram-me a dizer que tinham vaga e nós ficamos aliviados e muito contentes!
Agora que a Maria já lá está, a tarefa da Vera é mais fácil, mas a verdade é que ela é muito pequenina (a criança mais nova da turma da Maria é de Julho, que é o mês da Vera!) e ainda assim estou ansiosa pelo resultado para a semana! 
E perguntam vocês, em que é que consiste a entrevista a uma criança que tem 3 anos?!? Pois então é assim, levam um grupo de crianças para uma sala, com vários professores e assistentes e fazem jogos, lêem histórias e fazem perguntas, o objectivo é perceber se a criança compreende e sabe expressar-se bem em inglês e se é participativa. A Vera até agora diz sempre que não quer ir para a escola da Maria, gosta mais do seu Jing Jing, e tem feito sempre fita quando se fala de ir a escola só visitar! Assim eu achei que ela não ia querer ir sozinha com os desconhecidos...mas felizmente (com uma promessa de uma guloseima se ela fosse logo assim que a chamassem), portou-se lindamente e saltou da cadeira com um sorriso enorme! O resto não sei...vamos saber na próxima semana. 


No comments:

Post a Comment