Thursday 30 January 2014

Fim do ano da Serpente agora o Cavalo

Sou de '77 e por isso o meu signo no horóscopo chinês é a serpente, assim este ano que passou foi o "meu" ano! Diz-se que no "nosso" ano ou é um ano muito bom ou um ano horrível e acho que foi muito bom :-)
Até hoje, nunca tinha sentido bem isto do ano novo chinês, mas este ano, porque estou a trabalhar numa empresa maioritariamente local, estou a viver altura mais sério, tive também vontade de limpar e arrumar tudo outra vez, deixar os assuntos todos tratados e começar o novo ano fresquinha! Uma vez que trabalho muito com a China (mainland) e que as fábricas estão todas fechadas por quase 1 mês, tudo ajuda muito a entrar neste espírito, existe menos trabalho e por isso mais tempo para organização e planeamento, os coleguinhas estão todos contentes e sente-se no ar a palavra férias. No meu escritório deram-nos a tarde de 5f a somar aos feriados de 6f e 2f, o que foi muito simpático, especialmente porque vamos hoje a noite para Taiwan!
Feliz Ano do Cavalo a todos!!

Monday 27 January 2014

Que chatice!

O meu escritório fica localizado em Lai Chi Kok, na zona de Kowloon, a norte da ilha de Hong Kong. Sendo fora do centro há certos serviços que são difíceis de arranjar, por exemplo cabeleireiro, mas aqui há um tempo atrás consegui com a ajuda de uma amiga encontrar um sítio ao pé do escritório, que usa produtos como deve ser, fazem uma massagem excelente na cabeça e a um preço bastante acessível. Fiquei toda contente, especialmente porque não me apetece nada perder uma manhã ou tarde de Sábado a cortar o cabelo! Ora então, na semana passada, liguei, fiz a minha marcação e as 6h30 da tarde lá apareci eu, prontinha para a massagem e corte de cabelo. Sentei-me, expliquei como e que queria o corte (eles não falam bem inglês, por esta parte é feita com muitos gestos!), a Kimmy diz que tudo bem e vai buscar a máquina de calcular, no visor mostra 450 e diz-me "hoje o preço é mais caro, são 450 HKD", fiquei espantadíssima 45 euros para um corte de cabelo que antes me tinha custado 18 euros????  Perguntei, mas porque? Resposta "antes do Ano Novo Chinês é mais caro"... Levantei-me e fui-me embora! Mas fiquei mesmo chateada, não só fiquei com o cabelo por cortar, mas a falta de alternativas nesta zona, obriga-me a voltar lá daqui por 15 dias!

Tuesday 21 January 2014

Carta de condução internacional...

Ainda me recordo do dia em que precisei de tirar a carta de condução internacional em Portugal há uns 10 anos atrás! Tive que ir ao ACP (era a única entidade autorizada), demoraram 1 mês a dar-me a carta e disseram-me que só a poderia usar no Peru (sítio onde eu ia viajar), lembro também de ter sido caro, mas já não me recordo quanto foi! Ora bem, ontem marcamos a nossa viagem para Taiwan, onde vamos no Ano Novo Chinês, ou seja daqui por pouco mais de uma semana, e resolvemos que seria simpático dar uma volta de carro, depois de consultarmos ficamos a saber que as nossas cartas de Portugal, Hong Kong ou Japão não são válidas, só mesmo com a carta internacional...achei que ia ser impossível ter o documento a tempo, mas é com alegria que informo que em apenas 30 minutos me deram a carta! Válida para qualquer pais e pela módica quantia de €8. Isto mesmo com a morada de casa nos registos incorrecta! Fizeram a alteração e deram-ma logo. Serviço de primeira!

Entrevista para a Escola Primaria

No ano passado não tive oportunidade de vos contar o processo de entrada da Maria na escola "dos crescidos" mas, não vou deixar passar outra vez, agora com a Vera. Aqui em Hong Kong, a idade para começar a primária depende da escola, umas é aos 5 outras aos 6, e também depende do mês de nascimento, ora a Maria fez 5 anos em Novembro e por isso o número de escolas a que se pode candidatar no ano passado era relativamente reduzido. De qualquer forma era o ano certo e por isso inscrevemo-la em 2 escolas. Uma recebemos a resposta de que infelizmente não a iam chamar para a entrevista, assim, sem mais aí nem ui! A outra (que por a caso era a nossa favorita) disseram-nos que para P1 só tinham 5 vagas que iam ser preenchidas por irmãos e por isso se quiséssemos ela podia inscrever-se para o reception year. Nós não ficamos muito contentes mas lá fomos e pensamos que sendo ela um pouco mais crescida iria com certeza limpar a entrevista! Só então ficamos a saber que eram 80 crianças a candidatarem-se para 20 vagas... A miúda coitadinha estava muito constipada no dia da entrevista, e assim estava mais tímida do que o costume... Ficou em fila de espera com 8 crianças a frente dela! Em Agosto, a 3 semanas das aulas começarem, ligaram-me a dizer que tinham vaga e nós ficamos aliviados e muito contentes!
Agora que a Maria já lá está, a tarefa da Vera é mais fácil, mas a verdade é que ela é muito pequenina (a criança mais nova da turma da Maria é de Julho, que é o mês da Vera!) e ainda assim estou ansiosa pelo resultado para a semana! 
E perguntam vocês, em que é que consiste a entrevista a uma criança que tem 3 anos?!? Pois então é assim, levam um grupo de crianças para uma sala, com vários professores e assistentes e fazem jogos, lêem histórias e fazem perguntas, o objectivo é perceber se a criança compreende e sabe expressar-se bem em inglês e se é participativa. A Vera até agora diz sempre que não quer ir para a escola da Maria, gosta mais do seu Jing Jing, e tem feito sempre fita quando se fala de ir a escola só visitar! Assim eu achei que ela não ia querer ir sozinha com os desconhecidos...mas felizmente (com uma promessa de uma guloseima se ela fosse logo assim que a chamassem), portou-se lindamente e saltou da cadeira com um sorriso enorme! O resto não sei...vamos saber na próxima semana. 


Tuesday 7 January 2014

Ocean Park

Acabámos o ano em beleza com uma visita ao Ocean Park! O Ocean Park é um parque temático, concorrente da Disneyland, na verdade existe há muito tempo, muito antes da Disney ter vindo para Hong Kong, as pessoas da minha idade que vivem cá desde miúdos dizem que têm muito boas recordações. Bem, de qualquer forma, estou a escrever porque na semana passada resolvemos levar as miúdas e o programa foi um sucesso! O parque é uma mistura de Jardim Zoológico com montanhas russas e atracções diversas! Andamos nos carroceis, fizemos uma mini montanha russa (que não foi muito apreciada pelas miúdas...deu direito a muitos gritos e "Mãe!!! Vai muito depressa!!! Não quero mais!!!), assistimos ao espectáculo dos golfinhos e leões marinhos, fomos ver o aquário com tubarões, raias e mantas, visitamos os pandas, andamos nos carroceis e comboios de miúdos, e no final vimos um espectáculo especial de Natal com acrobatas no ar que foi fantástico!! Isto tudo acompanhado de batatas fritas, cachorros quentes e pipocas! Só coisas boas!
Aqui ficam umas fotos!